Plantas ornamentais em jardins

13/02/2010

 

Paisagista Cesário Sales é o responsável pelo trabalho de embelezamento dos jardins em Viçosa

Viçosa do Ceará. A arte e a paixão que o paisagista Cesário Sales tem pelas plantas fazem lembrar cenas de "Edward, Mãos de Tesoura", filme lançado em 1990, nos Estados Unidos, que conta a história de um humanoide que, com as mãos dotadas de tesouras, recria paisagens naturais, modificando as estruturas de plantas e dando formas ao que já é belo por natureza. 

 

 

 Clique para Ampliar 

 Cesário Sales muda o visual de Viçosa do Ceará com a ajuda apenas de uma tesoura. Ele garante que é preciso apenas deixar a imaginação fluir para fazer arte com as plantas.

  Clique para Ampliar

 Plantas em Viçosa do Ceará ganham diferentes formas e são apreciadas por moradores e visitantes que contemplam a paisagem


Os turistas que chegam para visitar Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, podem se deparar com uma cena bastante comum nos jardins espalhados pela cidade, no bosque e nas escadarias que dão acesso à Igreja do Céu. São as podas das plantas que ele consegue transformar em arte. Autodidata, há dez anos largou a vida na Capital e veio trabalhar como jardineiro na sua terra natal, profissão que ele exercita com muito orgulho.

Com sensibilidade e criatividade, dois ingredientes indispensáveis para realizar esta proeza, Cesário faz trabalhos únicos que transformam o que a natureza oferece de forma bruta, em espaços sublimes, criando formas, desenhos e arte.

Em 1999, após 30 anos afastado da jardinagem voltou para a região com a ideia de embelezar o lugar. Entregou um projeto ao então prefeito Evaldo Soares que acreditou no seu potencial e permitiu que ele fizesse intervenções na natureza da cidade. O resultado dessa parceria é apreciado até hoje pela população e pelos turistas que visitam Viçosa do Ceará. "Quem viu isso aqui no passado, que era só terra, jamais imaginaria que um dia flores, árvores e rosas pudessem mudar a paisagem", disse a dona de casa Augusta Araújo Mendonça, ao visitar a Igreja do Céu e após contemplar a mudança no visual.

A especialidade é esculpir árvore. Para isso, Cesário diz que "só é preciso uma tesoura, o resto fica por conta da imaginação". Hoje ele tem uma floricultura, Recanto da Paz, onde atende a públicos diversos com a produção de mudas e flores e com os projetos de jardins e paisagens para quaisquer ambientes. O Recanto da Paz é um espaço onde ele cultiva mais de 300 espécies de plantas. Sabe o nome de todas elas.

Além de exercer o dom de fazer das plantas verdadeiras obras de arte, ele também faz um trabalho de recuperação. As plantas que precisam de cuidados são levadas para uma área onde ele denomina de hospital. "Aqui tem uma planta que foi encontrada no lixo e depois de dois anos de tratamento ganhou vida nova e está pronta para ir para um jardim", disse.

Uma observação feita por Cesário está relacionada diretamente à forma correta de poda de árvore urbana, onde se faz necessário observar o que acontece naturalmente antes e após a perda de alguns galhos. "Essas alterações não se resumem somente na perda física. Como todo ser vivo, a árvore tem um mecanismo e processo de defesa para produzir os riscos a morte total após uma lesão. Mas diferente do organismo animal, o tecido vegetal não cicatriza", explica o paisagista.

Atualmente, Cesário já capacitou mais de 30 jovens para o trabalho com as plantas, e hoje esses mesmos jovens continuam o trabalho de manutenção dos jardins da cidade. O jardineiro e paisagista está sempre reciclando os seus conhecimentos por meio de participação em cursos, seminários, palestras, feiras sobre paisagismo, controle de pragas e jardinagem em geral.

Durante o período em que esteve morando em Fortaleza, ainda menino, Cesário havia trabalhado no jardim de um empresário português. Foi ali que iniciou suas incursões pelo caminho do paisagismo.

Por uma peça do destino passou 30 anos trabalhando em outras atividades, em diversos Estados do Brasil, mas com aquela paixão pelas plantas bem viva, apenas adormecida. Ao voltar a Viçosa, ele pôde dar vazão a tudo que estava guardado durante esses anos e mostrar que a arte com as plantas era o que sabia fazer de melhor. E, realmente, é com ela que expressa o dom da sua arte.


Fique por dentro
Como podar


Podar as árvores do jardim para que elas cresçam frondosas, não fiquem presas na rede elétrica, não interfiram na circulação nem destruam telhados exige técnicas apropriadas. Há uma época adequada para não afetar o crescimento do vegetal. Quando podar depende de diversos fatores, em especial, a razão para a poda. A poda estimula o crescimento e podar um galho fraco no fim do inverno ou começo da primavera irá normalmente causar o novo crescimento que substitui o antigo para crescer mais rápido. Para desacelerar o crescimento, faça a poda no início do verão. Esses são os dois princípios básicos da poda. Muitas árvores devem ser podadas no final do inverno, antes da brotação. A poda de árvores nas calçadas e em outros espaços públicos é responsabilidade da administração pública, não dos moradores, que podem ser multados se decidirem cortá-las sem autorização. Antes de fazer uma poda, informe-se sobre as normas da sua cidade. Para árvores de grande porte, o melhor é contratar um serviço especializado, com experiência, ferramentas e estrutura adequadas. Não se deve podar mais de 30% do volume total da copa da árvore de uma vez.

 

 

 

 

 

 

MAIS INFORMAÇÕES

Floricultura Recanto da Paz - Cesário Sales
Jardinagem e paisagismo
(88) 9604.1832

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cyclamen | HRR Solutions